• Home/
  • Notícias/
  • Autos/
  • Itens de segurança ativa no carro poupam 8,3 mil vidas por ano, diz pesquisa

Itens de segurança ativa no carro poupam 8,3 mil vidas por ano, diz pesquisa

Estudo da associação automotiva nos EUA mostra que tecnologia ajuda a salvar vidas

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Itens de segurança ativa no carro poupam 8,3 mil vidas por ano, diz pesquisa

Os sistemas de automação de segurança dos veículos já conseguem poupar cerca de 8.300 vidas por ano. Esse é o resultado de uma pesquisa da Fundação para Segurança no Trânsito da American Automotive Association (AAA) em parceria com  a Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos. 

Usando dados de acidentes ocorridos entre 2017 e 2019, pesquisadores afirmam que o sistemas de aceleração e frenagem automáticos, manutenção da distância do carro à frente, alerta de ponto cego e outros dispositivos poderão evitar 27 milhões de acidentes, 14 milhões de lesões e 250.000 mortes até o ano de 2050.

O relatório foi publicado neste link sob o título "Examinando os benefícios de segurança das tecnologias de automação parcial de veículos em um futuro incerto" 

Porém, se esses recursos já são escassos em países desenvolvidos não há qualquer dado desse tipo disponível sobre o Brasil. Atualmente, 17% dos carros contam com controle de Cruzeiro adaptativo nos Estados Unidos e 13% com faróis de ajuste automático que evitam ofuscamento de outros motoristas. Por lá, metade da frota tem câmera e sensor de estacionamento traseiro.

Preço alto e tecnologia inacessível 

No entanto, a pesquisa alerta de que o custo elevado dessa tecnologia pode ser um impeditivo para sua aplicação. No Brasil, somente carros a partir da faixa de R$ 120 mil começam a receber recursos de condução autônoma nível 2, o que inclui o controle de Cruzeiro adaptativo (ACC) e ao menos o alerta e frenagem automática de emergência. 

Conhecer benefícios é importante 

Um dos pontos mais importantes da pesquisa é a conclusão de que os motoristas podem não entender o funcionamento e as limitações de um recurso como o controle de cruzeiro adaptativo. Assim, quando o ACC faz algo inesperado, o resultado pode ser "mau uso ou desconfiança". David Yang, presidente e diretor executivo da Fundação AAA, disse: "[Os] benefícios de segurança completos do ADAS não serão realizados a menos que sejam totalmente compreendidos pelo consumidor, usados adequadamente e amplamente adotados". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário