Japão divulga, pela 1ª vez, imagens do solo lunar; confira

Registro foi feito por robô ejetável desenvolvido pela agência especial japonesa

Por Da Redação
Ás

Japão divulga, pela 1ª vez, imagens do solo lunar; confira

Foto: Divulgação/Jaxa

Inédito! O Japão divulgou, pela primeira vez na história, uma foto do solo lunar capturada por sua sonda não-tripulada "SLIM". O módulo pousou no satélite natural da Terra na última sexta-feira (19), mas a imagem só foi divulgada nesta quinta-feira (25). Com o registro, o Japão tornou-se o  5º país do mundo a conseguir esse feito.

Segundo a Agência Espacial Japonesa (Jaxa), a sonda conseguiu fotografar e transmitir dados usando um robô ejetável. Neste momento, alguns desses dados seguem sendo analisados por cientistas japoneses.

O pouso do Módulo foi feito com sucesso, ainda de acordo com a agência japonesa. Ele aconteceu a poucos metros do alvo estipulado inicialmente, representando um feito e tanto, já que pousos convencionais costumam ter uma precisão de quilômetros, algo que limita a exploração em locais específicos.

A sonda

O SLIM apresenta um formato bem compacto, como o seu nome já sugere. Ele possui 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura. Ele ainda possui dois mini-robôs ejetáveis: um veículo saltador do tamanho de um forno de micro-ondas e um rover do tamanho de uma bola de beisebol.

Estes dispositivos serão responsáveis por capturar imagens do módulo, proporcionando uma nova perspectiva da superfície lunar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.