Javier Milei volta a chamar Lula de "ladrão" e "corrupto" em entrevista
Declaração foi feita neste últio domingo (2); falas do argentino tem causado tensões diplomaicas entre os dois países

Foto: Ricardo Stuckert/PR - TV Brasil
O presidente da Argentina, Javier Milei, voltou a atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (2). Em entrevista à TV argentina, Milei chamou o brasileiro de "ladrão", "corrupto" e que Lula "não é inocente".
Além das ofensas, o mandatário também voltou a questionar as decisões judiciais que anularam as condenações do petista na Operação Lava Jato. "Ele é um ladrão, um corrupto. Não é inocente. Foi liberado por uma falha no processo jurídico", afirmou Milei.
Na semana passada, Milei também havia chamado Lula de "ladrão", "corrupto", "presidiário" e "lixo socialista", quando participou de um evento político em São Paulo em apoio a candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro (PL). Após o episódio, o Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador da Argentina em Brasília, Daniel Raimondi, para manifestar que o governo Lula estava descontente com as declarações.
Em nota, a pasta classificou o episódio como acontecimento "sem precedentes", porém descartou adotar medidas mais duras no momento.
Resposta de Lula
Após a primeira ofensa feita durante o evento de Flávio Bolsonaro, Lula evitou comentar a fala e questionado sobre Milei respondeu com ironia: "Quem é esse cara?"
Contudo, alguns dias depois, o petista classificou como uma "patacoada" a participação do argentino no evento do Partido Liberal. Em ato do PSB, Lula declarou que não aceitará interferências externas no processo político brasileiro.
"Vocês viram aqui a papaguada [sic] que fez aqui o presidente da Argentina. Eu não falei nada, porque a minha relação é uma relação de chefe de Estado com o Estado. E eu gosto do povo argentino e não vou ficar trocando coisa com aquela coisa. E não adianta falar bravo, porque eu não vou ficar bravo. O cara fez cara feia eu faço cara bonita. O cara demonstra ódio eu demonstro amor".
No domingo (2), Milei disse não considerar suas declarações agressivas e que as ofensas foram "espontâneas".
"Agressivo é que alguém roube. É muito mais leve chamar um ladrão de ladrão do que o próprio ato de roubar", disse.


