JBS alega ter pago US$ 11 milhões em resgate a ataque hacker nos Estados Unidos
Pagamento foi feito para reduzir problemas relacionados à invasão e evitar vazamento de dados

Foto: Reprodução/Suno Research
A subsidiária da JBS nos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (9) que realizou o pagamento do equivalente a US$ 11 milhões (cerca de R$ 55,7 milhões na conversão) após o ataque hacker à sua operação no país. A empresa afirmou que a maioria de seus frigoríficos estava em plena operação no momento do pagamento. Em comunicado, a JBS apontou que a decisão de pagar o resgate foi tomada após consultar especialistas em segurança digital.
O objetivo, segundo a companhia, foi reduzir problemas relacionados à invasão e evitar o vazamento de dados. "Foi uma decisão difícil de tomar para nossa empresa e para mim pessoalmente", afirmou o CEO da JBS USA, André Nogueira. "No entanto, sentimos que essa decisão deveria ser tomada para evitar qualquer risco potencial para nossos clientes.", completou.
A JBS foi alvo de um ataque hacker em suas unidades nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, que ficaram temporariamente fechadas. A invasão foi realizada por um ransomware, que consegue "sequestrar" os dispositivos da vítima para cobrar uma espécie de resgate.
No entanto, a JBS USA afirmou que as investigações realizadas pelo FBI estão em andamento e que ainda não há nenhuma conclusão. De acordo com a empresa, a investigação preliminar indica que nenhum dado da empresa, de clientes ou de funcionários foi comprometido.