Autos
Crossover médio líder do segmento ganha novos equipamentos de série
Com 67% do segmento de crossovers médios no país a Jeep apresentou nesta manhã o Compass 2022.
Com evoluções de design e no sistema de segurança ativa a maior estreia fica por conta do motor TD270 turboflex 1.3 e uma nova oferta de equipamentos de série. Multimídia maior de até 10,1´´, detecção de placas de trânsito e frenagem autônoma são novidades do carro que na pré-venda teve 5.300 reservas em 48 horas.
O novo Compass segue o desenho já apresentado em alguns mercados da Ásia. Fabricado em Pernambuco o Compass já teve mais de 240 mil unidades vendidas no país desde 2016 e hoje tem 67,7% do segmento.
Mantendo a plataforma Small Wide (a mesma do Renegade e pickup Toro) o Compass ganhou novos para-choques reforçados (que aumentam o ângulo de ataque), grade e conjunto ótico mais afilado e elegante. Caixas de rodas e outros elementos são novos bem como as rodas que variam conforme a versão. Na traseira, lanternas seguem com o mesmo formato mas o efeito visual é diferente.
Por dentro o desenho mudou de forma mais radical. O tabelier do painel é diferente e parece mais amplo, assim como a multimídia, volante entre outros materiais usados nas forrações do carro. Há um novo quadro de instrumentos digital de 10,25´´ e nova multimídia 10,1´´ ou 8,4´´ flutuantes com Bluetooth e Android Auto e Apple CarPlay com uma interface remodelada.
Motor turboflex e diesel
A maior novidade fica por conta do motor TD270 1.3 turbo quatro cilindros que desenvolve 185cv (etanol) ou 180cv (gasolina), com torque de 27kgfm capaz de acelerar de 0-100km/h em 8,8 segundos segundo a Stellantis. O novo propulsor aposenta o 2.0 flex aspirado usado até então sendo 18% mais econômico o que resultou no selo "A" do Inmetro. O motor 2.0 Multijet agora é chamado TD350 tem os mesmos 170cv mas já se antecipa às novas regras de emissões do Proconve L7.
Segundo a Jeep o carro tem nova calibração de suspensão com novas molas e nova calibração dos amortecedores. Entre as novidades estão novo modo "Sport" do câmbio automático que promove trocas mais rápidas de marcha e deixa a direção mais dura para aumentar a sensação de segurança. Além do controle de tração e estabilidade o Compass oferece frenagem emergencial automática (AEB), piloto automático adaptativo (ACC), aviso de mudança de faixa (LDW+), monitoramento de pontos cegos (BSD), detector de tráfego cruzado (RCP), park assist (SPM) e comutação automática de farois (AHB). O novo sistema de assistência ao motorista inclui leitores de faixas, detector de fadiga, alerta de pedestres e ciclistas e sistema de manutenção da faixa de rolagem.
A novidade já está chegando aos concessionários de todo o país nas versões flex 4X2 e diesel sempre com tração 4X4:
Compass Sport 1.3 Turbo – R$ 139.990.
Compass Longitude 1.3 Turbo – R$ 154.990.
Compass Limited 1.3 Turbo – R$ 176.990.
Compass Longitude 2.0 Turbodiesel 4×4 – R$ 196.990.
Compass Limited 2.0 Turbodiesel 4×4 – R$ 216.990.
Compass Trailhawk 2.0 Turbodiesel 4×4 – R$ 216.990
Pela frente o Compass tem missão de manter a liderança mesmo diante do recente movimento de lançamento da concorrência. Chega quase ao mesmo tempo que o Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, Chevrolet Equinox, Peugeot 3008 e Ford Territory além dos Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7.
Comentários
Relacionadas
Veja Também
Aos detalhes...
Fique Informado!!
Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!