• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Jerônimo Rodrigues envia à Alba projeto para pagar abono de precatórios a professores

Jerônimo Rodrigues envia à Alba projeto para pagar abono de precatórios a professores

Governador afirmou que a primeira parcela deve ser paga ainda em setembro

Por Da Redação
Às

Atualizado
Jerônimo Rodrigues envia à Alba projeto para pagar abono de precatórios a professores

Foto: Divulgação/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta sexta-feira (12), em entrevista à TV Bahia, que encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de lei para autorizar o pagamento do abono dos precatórios a professores da rede estadual.

“O valor total é de R$ 3,6 bilhões. O Governo Federal está ressarcindo em três parcelas. Já recebemos 40% desse montante e mandei o projeto de lei para que possamos pagar”, disse o governador.

A expectativa é de que a primeira parcela seja paga ainda em setembro, contemplando todos os profissionais do magistério que estão na folha da Secretaria de Educação (SEC) e da Superintendência de Previdência (Suprev).

Nesta fase, serão liberados cerca de 40% do total previsto para 2025, o equivalente a R$ 1,74 bilhão, beneficiando mais de 87 mil profissionais da rede estadual, entre jornadas de 20h e 40h.

Professores que atuaram entre dezembro de 1998 e janeiro de 2006 terão os valores assegurados por decreto publicado no Diário Oficial do Estado. Já os contemplados pelo abono extraordinário dependerão da aprovação do projeto pela Alba.

O que diz a Alba

Após o recebimento do projeto de lei do Executivo, a presidente da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos (PSD), se comprometeu a discutir o texto com celeridade.

“É um compromisso da Assembleia garantir que, em até dez dias após a aprovação, o abono seja pago a toda a folha da educação. Nada como contar com um governador que é professor, que valoriza a categoria e transforma este compromisso em realidade”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.