Jerônimo sanciona lei que cria novas unidades e cargos da Polícia Militar da Bahia; veja quais
Anúncio faz parte do projeto de lei de reestruturação das forças de segurança

Foto: Farol da Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta segunda-feira (8), a lei que autoriza a criação de 14 novas unidades da Polícia Militar da Bahia e também de novos cargos. A sanção aconteceu durante cerimônia no Centro de Operações e Inteligência (COI), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e contou com a presença do senador Jaques Wagner, do secretariado estadual, parlamentares e representantes sindicais.
O anúncio faz parte do projeto de lei de reestruturação das forças de segurança, aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que tem como objetivo ampliar a presença policial, melhorar o atendimento à população e intensificar as operações integradas no interior.
Entre as medidas, estão a implantação de novos batalhões, companhias independentes e comandos regionais, além da transformação de unidades já existentes em estruturas de maior porte. O projeto também prevê a chegada de novos coronéis para reforçar a gestão e a ampliação do trabalho especializado de grupos como as Rondas Especiais (Rondesp).
De acordo com o secretário Marcelo Werner, da Segurança Pública, as mudanças "reforçarão a governança, estratégia e eficiência" das policiais Civil e Militar.
Werner explicou que a criação de três comandos regionais da PM, nas cidades de Jequié, Alagoinhas e Irecê, além das estruturas acessórias de companhias independentes de policiamento tático, irão possibilitar uma redistribuição territorial para melhorar a operatividade.
"Feira de Santana, por exemplo, que cuidava de Alagoinhas, vai se ater a cuidar apenas de Feira de Santana, e o comando de Alagoinhas cuida de toda a região do Litoral Norte", disse.
Além disso, Marcelo Werner destacou que cidades estratégicas, como Candeias, Luís Eduardo Magalhães, Eunápolis e Salvador, passarão a ter o status elevado de companhia para batalhão, com maiores recursos de pessoa e de meio. A região do Recôncavo receberá ainda uma nova CIP e caatinga. "Cada comando regional vai ter uma caatinga além de uma rondesp atrelada".
Confira as cidades que receberão novas estruturas da PM:
Salvador (Itapuã e Nordeste de Amaralina) – Novos batalhões
Feira de Santana – Novo batalhão e Rondesp Leste
Eunápolis – Novo batalhão
Luís Eduardo Magalhães – Novo batalhão
Jacobina – Novo batalhão
Valença – Novo batalhão
Candeias – Novo batalhão
Jequié – Novo batalhão
Alagoinhas – Novo batalhão e sede do CPR Litoral Norte
Irecê – Novo batalhão e sede do CPR Centro Norte
Cafarnaum – Transformação de CIPM em batalhão
Monte Santo – Transformação de CIPM em batalhão
Conceição do Jacuípe – Transformação de CIPM em batalhão
Cachoeira – Transformação de CIPM em batalhão
Xique-Xique – Transformação de CIPM em batalhão
Maragogipe – Sede da CIPE Recôncavo
Juazeiro – Companhia de Policiamento Rodoviário