• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Joaci Góes defende CPMI para apurar escândalo do Banco Master e alerta para crise institucional

Joaci Góes defende CPMI para apurar escândalo do Banco Master e alerta para crise institucional

No quadro Joaci Góes em Minutos, comentarista afirma que caso compromete estrutura de poder e pode resultar em pedidos de impeachment

Por Da Redação
Às

Atualizado
Joaci Góes defende CPMI para apurar escândalo do Banco Master e alerta para crise institucional

Foto: FB Comunicação

No quadro Joaci Góes em Minutos, o advogado, jornalista e empresário Joaci Góes avaliou que o escândalo envolvendo o Banco Master aprofunda um dilema institucional no Brasil, ao atingir não apenas o sistema financeiro, mas também a relação entre os Poderes e a segurança jurídica do país. Segundo ele, o caso alcança membros do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal.

Para Joaci, a resposta do Congresso Nacional deve ser a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), formada por deputados e senadores. De acordo com o comentarista, esse modelo evitaria entraves regimentais, já que, diferentemente de CPIs exclusivas da Câmara ou do Senado, a CPMI não pode ser barrada pelas presidências das Casas quando preenchidos os requisitos legais.

O advogado destacou que a gravidade do caso foi reconhecida publicamente pelo próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que classificou o episódio como o maior escândalo da história do país. Na avaliação de Joaci, trata-se de um esquema de proporções inéditas, com a participação de figuras centrais da vida pública brasileira, incluindo parlamentares, ex-ministros e integrantes da cúpula do poder.

Segundo ele, o aspecto mais sensível é o comprometimento de uma estrutura de comando do Estado brasileiro, o que pode gerar consequências institucionais severas. Joaci apontou que, caso as investigações confirmem as suspeitas, não estão descartados pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal.

O comentarista também mencionou a possibilidade de desdobramentos envolvendo o presidente da República, caso fique comprovada atuação irregular em encontros ou decisões fora dos canais institucionais formais. Para Joaci Góes, o escândalo pode provocar uma “devastação política” e marcar um dos momentos mais críticos da história recente do país.

Assista:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.