Juiz admite ter prejudicado Robson Conceição em disputa pelo cinturão

Em documento, Stephen Blea afirma que 'se deixou levar pela torcida'

Por Da Redação
Ás

Juiz admite ter prejudicado Robson Conceição em disputa pelo cinturão

Foto: Getty Images

Após perder a chance de conquistar o cinturão dos superpenas do Conselho Mundial de Boxe, Robson Conceição tem um forte motivo para formalizar protesto junto à WBC. Isso porque o juiz Stephen Blea, um dos jurados da luta entre Oscar Valdez e Robson Conceição, admitiu na segunda-feira (13) que errou ao marcar resultado de 117 a 110 para o mexicano, em duelo realizado nos Estados Unidos na última sexta-feira (10). Na ocasião, a decisão do juiz manteve o cinturão em posse de Valdez.  

Desde a conclusão da luta, o brasileiro vinha reclamando que o resultado não condiz com a realidade e usa como um dos argumentos os pontos dados por Blea. O juiz considerou que Robson Conceição venceu somente três rounds de 12 rounds, quando ele foi superior, no mínimo, em cinco. Os outros dois juízes marcaram 115 a 112 para Valdez, que lutou na mesma região onde foi criado, em Tucson, no Arizona.

Em carta enviada ao Conselho Mundial de Boxe e reproduzida em diversos veículos de imprensa dos Estados Unidos e do México, Blea reconhece o erro. "Já vi a luta e analisei bem o meu desempenho. Minha pontuação de 117-110 não é exata e não representa as ações no ringue", afirmou.

No documento, o juiz afirmou que em dois rounds muito parelhos, em que deveria ter marcado 10 a 10 (empate), uma vez que não havia vencedor claro, ele deu a vitória para Valdez (10 a 9) por entender que o campeão tem o benefício da dúvida em situações assim. A prática é comum no boxe profissional, ainda que não faça parte das regras. 

Além disso, Blea explicou que tinha a visão encoberta de parte da luta e, sem conseguir enxergar o que acontecia, se deixou levar pela reação da torcida, toda ela de Valdez, que afinal lutava em casa. "Não conseguia ver alguns golpes conectados de [Robson] Conceição, aos quais havia nenhuma reação da torcida, ao contrário de quando Valdez acertou socos", disse.

Para a equipe de Conceição, a organização deve promover uma nova luta entre os dois atletas ou elevar o nome do lutador baiano ao posto número 1 do ranking da categoria, o que o tornaria o desafiante imediato de Valdez. Nas redes sociais, Robson Conceição fez uma publicação e marcou o próprio Valdez. Na post, ele citou o resultado polêmico do confronto e também pontuou a testagem positiva do mexicano para o uso de "fermentina", substância proibida que facilita o emagrecimento.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.