• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Julgamento dos acusados de matar Mãe Bernadete é marcado para fevereiro de 2026, dois anos após o crime

Julgamento dos acusados de matar Mãe Bernadete é marcado para fevereiro de 2026, dois anos após o crime

O Tribunal de Justiça da Bahia agendou para os dias 24 e 25 de fevereiro de 2026

Por Da Redação
Às

Julgamento dos acusados de matar Mãe Bernadete é marcado para fevereiro de 2026, dois anos após o crime

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) marcou para 24 de fevereiro de 2026 às 8h, o julgamento de Arielson da Conceição Santos e Marílio dos Santos, apontados como responsáveis pelo assassinato da ialorixá e líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete. A sessão ocorrerá no Tribunal do Júri da Comarca de Salvador.

Mãe Bernadete foi morta em agosto de 2023, dentro da Associação Quilombola Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. A líder comunitária foi executada com 25 tiros. Reconhecida nacionalmente pela defesa dos direitos quilombolas, ela atuava contra a expansão do tráfico na comunidade e denunciava crimes ambientais, como a exploração ilegal de madeira em áreas protegidas.

A investigação apontou que o assassinato foi planejado. Em setembro de 2023, Josevan Dionísio dos Santos, o “BZ”, foi preso pelo Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc) sob suspeita de ter executado o crime. Outros três envolvidos foram detidos ao longo de 2024.

Arielson da Conceição Santos, que está preso preventivamente, e Marílio dos Santos, ainda foragido, serão julgados por feminicídio e homicídio qualificado, por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.