• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Justiça da Bahia decreta afastamento de secretária de saúde de Inhambupe por improbidade administrativa

Justiça da Bahia decreta afastamento de secretária de saúde de Inhambupe por improbidade administrativa

Gestora foi afastada após constatação de “contratações fraudulentas e superfaturadas” para prestação de serviços médicos, “em favor de aliado político”

Por Da Redação
Às

Justiça da Bahia decreta afastamento de secretária de saúde de Inhambupe por improbidade administrativa

Foto: Divulgação/Prefeitura de Inhambupe

O Tribunal de Justiça da Bahia determinou nesta quarta-feira (21), que a secretária de saúde de Inhambupe seja afastada do cargo, após constatar que ela causou prejuízo ao erário público por meio de “contratações fraudulentas e superfaturadas” para prestação de serviços médicos, “em favor de aliado político”.

A decisão segue o pedido do Ministério Público estadual (MP-BA), realizado pelos promotores de Justiça Saulo Rezende Moreira e Rafael de Castro Matias, da 1ª Promotoria de Inhambupe.

Segundo a ação civil pública apresentada pelo MP, a secretária contratou um médico para prestar serviços à população do município, descumprindo regras mínimas para realização de dispensas e inexigibilidades de licitação e permitindo a contratação por preço superior ao de mercado.

Os promotores afirmam que a secretária e o médico, que já foi prefeito da cidade de Ibipeba, são filiados ao mesmo partido político. Segundo a ação, a secretária, em suas redes sociais, declarou apoio abertamente à nova candidatura do médico a prefeito de Ibipeba em 2020.

Além disso, o documento destaca que a contratação do médico corrobora “para que este enriqueça ilicitamente com as contratações irregulares e superfaturadas, fazendo com que interesses privados se sobrepusessem a normas de ordem pública”. 

Na decisão, o juiz afirmou que a permanência da secretária no cargo poderia concretamente “interferir a seu favor na instrução processual, embaraçando a coleta de provas, obstruindo a apuração real dos fatos e cometendo novos atos irregulares”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.