• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Khamenei diz que Trump não acabará com República Islâmica e ameaça afundar porta-aviões dos EUA

Khamenei diz que Trump não acabará com República Islâmica e ameaça afundar porta-aviões dos EUA

Declaração ocorre em meio à retomada das negociações entre EUA e Irã sobre programa nuclear

Por Da Redação
Às

Khamenei diz que Trump não acabará com República Islâmica e ameaça afundar porta-aviões dos EUA

Foto: Reprodução/The White House Official/Divulgação

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta terça-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não conseguirá acabar com a República Islâmica. Ele também ameaçou derrubar o porta-aviões norte-americano USS Abraham Lincoln, que está próximo ao Irã.

"Há 47 anos os EUA não conseguiram destruir a República Islâmica. Você também não conseguirá fazer isso", afirmou Khamenei a Trump.

"O presidente dos EUA diz que o Exército deles é o mais forte do mundo, mas o Exército mais forte do mundo às vezes pode levar um golpe tão forte que não consegue se levantar. (...) Mais perigoso que o porta-aviões deles é a arma que pode enviá-lo ao fundo do mar", afirmou o líder supremo iraniano em discurso em Teerã.

A declaração ocorre em meio à retomada das negociações entre EUA e Irã, mediadas pelo Omã, para limitar o programa nuclear iraniano. Trump exige que Teerã acabe com seu programa e protagoniza uma escalada de tensões militar contra o regime de Khamenei. O líder norte-americano ameaça atacar o país do Oriente Médio caso as negociações fracassem.

Ao contrário de Khamenei, Trump tem falado com frequência sobre as negociações com o Irã e alterna entre ameaças e um tom mais otimista. Na segunda-feira, ele afirmou que estaria envolvido "indiretamente" nas tratativas e voltou a ameaçar o país do Oriente Médio caso não haja acordo.

"Estarei envolvido indiretamente nas negociações, vamos ver o que vai acontecer. Acho que eles são maus negociadores, porque poderíamos ter tido um acordo em vez de enviar os B-2 para destruir o potencial nuclear deles. E tivemos que enviar os B-2", disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One. “Não acho que eles queiram as consequências de não fechar um acordo”, concluiu.

O presidente norte-americano também avalia um ataque militar direto ao Irã caso as negociações fracassem, indicando estar pronto para realizar bombardeios que desabilitem as capacidades iranianas. Sobre isso, Khamenei disse que os EUA não estão prontos para uma guerra contra o país e está esperando Washington cometer um "erro".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.