• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Kleber Mendonça Filho disputa Palma de Ouro com “O Agente Secreto” em Cannes

Kleber Mendonça Filho disputa Palma de Ouro com “O Agente Secreto” em Cannes

Longa brasileiro é um dos favoritos ao principal prêmio do festival

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Kleber Mendonça Filho disputa Palma de Ouro com “O Agente Secreto” em Cannes

Foto: Reprodução/O Agente Secreto

O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho pode conquistar, neste sábado (24), a Palma de Ouro no Festival de Cannes com seu novo longa-metragem, O Agente Secreto. A cerimônia de premiação, marcada para as 13h40 (horário de Brasília), será transmitida pelas redes oficiais do evento no YouTube e no Facebook.

Apresentado ao público do festival no último domingo, o filme foi recebido com entusiasmo, recebendo cerca de 15 minutos de aplausos. A recepção calorosa se refletiu nas críticas especializadas. O jornal britânico The Guardian destacou a obra como uma das mais promissoras da mostra, descrevendo-a como “uma vitrine para a performance complexa e simpática de Wagner Moura” e uma “produção cinematográfica emocionante e ousada”.

Esta é a terceira vez que Mendonça Filho concorre à principal honraria do festival. Seus trabalhos anteriores, Aquarius (2016) e Bacurau (2019), também foram selecionados para a mostra competitiva de Cannes.

Apesar do favoritismo, O Agente Secreto enfrenta concorrência acirrada. Também estão cotados para vencer filmes como It Was Just an Accident, do iraniano Jafar Panahi, Sound of Falling (Alemanha), Nouvelle Vague, de Richard Linklater (EUA), e Sentimental Value, do norueguês Joachim Trier.

A presença no festival francês pode servir como termômetro para a temporada de premiações internacionais. Nos últimos anos, vencedores da Palma de Ouro como Anatomia de uma Queda e Triângulo da Tristeza também disputaram, e venceram, o Oscar.

Distribuído nos Estados Unidos pela Neon, mesma empresa responsável por Anora, vencedor do último Oscar de melhor filme, O Agente Secreto faz parte de um catálogo que também inclui outros fortes concorrentes, o que pode influenciar a estratégia de campanha da distribuidora em futuras premiações.

A crítica estrangeira tem sido unânime em reconhecer a qualidade do longa. O Hollywood Reporter classificou o filme como “magistral” e celebrou a atuação de Wagner Moura como um “retorno marcante ao cinema nacional”. Já o site The Playlist deu nota máxima ao drama, chamando-o de “obra-prima” e o “projeto mais ambicioso” da carreira do cineasta.

A expectativa agora gira em torno do anúncio final, que pode consolidar O Agente Secreto como um dos grandes marcos do cinema brasileiro contemporâneo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.