Lavagem do Bonfim: Salvador se prepara para celebração histórica
Órgãos municipais intensificam ações para garantir organização, trânsito e segurança; confira

Foto: Max Haack/ Secom
A tradicional Lavagem do Bonfim, este ano marcando os 270 anos da Basílica do Senhor do Bonfim, reunirá baianos e turistas em um momento de demonstração de fé. Para assegurar o ordenamento, a fluidez do tráfego, a segurança e a assistência à saúde, os órgãos municipais estarão atuando em diversos pontos da Cidade Baixa durante o evento, que ocorrerá na próxima quinta-feira (11). Confira as mudanças abaixo:
Trânsito: A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) implementará mudanças visando a segurança viária. Mais de 100 barreiras de trânsito serão instaladas e 250 agentes atuarão para controlar a circulação, estacionamento e bloqueios das vias. A proibição de estacionamento iniciará à meia-noite de quinta-feira (11) e seguirá até domingo (14) em algumas ruas.
Transporte: Ônibus terão horários prolongados até a meia-noite, com modificações de itinerários devido aos bloqueios de trânsito. Serão disponibilizados 46 ônibus extras no Terminal da Ribeira e na Estação da Lapa.
Guarda Municipal: Cerca de 120 agentes da Guarda Civil Municipal atuarão desde antes dos festejos, auxiliando na fiscalização e ordenamento, além de reforçar ações preventivas durante o evento.
Saúde: A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montará um módulo assistencial com 11 leitos ao lado da Colina Sagrada, funcionando 24 horas. Três ambulâncias do Samu estarão disponíveis, sendo uma no módulo e duas acompanhando o cortejo.
Comércio, poluição sonora e publicidade: A Sedur intensificará a fiscalização, combatendo a poluição sonora, orientando sobre a venda de bebidas em garrafas de vidro e coibindo atividades irregulares, além de proteger as marcas patrocinadoras.
Manutenção: A Seman e a Desal realizaram intervenções na malha viária, poda de árvores, revisão do sistema de drenagem, reparos em calçadas, manutenção do mobiliário urbano e requalificação de praças.
Salvamar: Na Procissão Marítima, seis agentes da Coordenadoria de Salvamento Marítimo atuaram com o apoio de barcos e boias de resgate para garantir a segurança durante a parte náutica dos festejos.