Leandro Sant'Ana lança 'Brazil?', primeiro álbum solo
Conceito do projeto inclui o fanzine Brasiliana

Foto: Reprodução/Rafael Melo
O cantor e compositor Leandro Sant'Ana, que tem passagem por bandas como Leeds e War Industries Inc, lança nesta terça-feira (1º), o primeiro álbum solo 'BRAZIL? [subst. masculino] extermínio deliberado'. O material está disponível no YouTube [Confira abaixo].
Neste registro de duas músicas – Vertigem e Humano, Leandro Sant’Ana experimenta com ruídos, sonoras de telejornais, dark ambient, synths, linhas de contrabaixo e outros elementos para expurgar o sentimento acerca do momento brasileiro atual – pandemia descontrolada, conluio do governo com o neofascismo e o neoliberalismo pungente que massacra as parcelas mais pobres da sociedade.
“É um material urgente, necessário para furar a bolha e expor a construção do que nos fez brasileiros até aqui. Abandonei de forma consciente as regas técnicas, teóricas e harmônicas para propor ideias e conceitos de vanguarda”, afirma Sant’Ana.
Segundo o cantor, toda a composição, produção, edição e mixagem leva sua assinatura. O único instrumento utilizado nas gravações foi um contrabaixo elétrico, além de efeitos e ambiências.
“Busquei explorar ao máximo as possibilidades sonoras do formidável instrumento que é o baixo. Afinações distintas, uso de arco e objetos para produção de som e também alguns efeitos básicos”, disse.
Ainda no disco, Sant'Ana lançou um fanzine para complementar a ideia, o chamado Brasiliana. Música e letras se complementam, caminham na mesma direção quanto ao pensamento ‘o que somos, nós brasileiros?’.
De acordo com ele, o texto não busca um revisionismo histórico, apenas aponta sobre os pilares da construção da sociedade brasileira. “A obra toda, que também conta a participação de grandes fotógrafos da região, pede para olharmos no espelho a olhos nus, e irmos até as últimas consequências quanto as verdades que construímos até aqui, como sociedade”, ele finaliza.