Leitos para assistência à Covid-19 no Hospital das Clínicas da UFBA não saem do papel
Enquanto isto não ocorre, pandemia segue ceifando vidas

Foto: Reprodução
Mesmo após 4 meses do Oficio emitido pela secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) em 15 de maio (ofício Gasec nº 497/2020) o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES/UFBA) não consegue tirar do papel e da eterna promessa os 20 leitos que o Superintendente do Hospital, Antônio Carlos Lemos, assegurou viabilizar conforme Oficio nº 024/2020.
A despeito da inclusão do HUPES no Plano de Contingência da Bahia para o enfrentamento da Covid-19, definido em Oficio CIB número 039/2020, nada foi posto em prática. Informações colhidas junto à funcionários, dão conta do receio quanto à abertura destes leitos mediante a falta de estrutura física, falta de insumos e materiais básicos, assim como de EPIs. Tais notícias dão conta da inércia da administração ,que parece alheia à grave crise sanitária que o Estado da Bahia atravessa no cenário da pandemia da Covid 19.
Desta forma, a Pandemia vai passar e o HUPES nada fará para socorrer a população da Bahia e os usuários do SUS. Atualmente gerido pela EBSERH, a responsabilidade pela indicação e manutenção do Gestor do HUPES cabe ao Reitor da UFBA, João Carlos Salles.