Leitura, a distração benéfica

Confira o editorial desta terça-feira (20)

[Leitura, a distração benéfica]

FOTO: Divulgação

Comemorada no último domingo (18), o Dia Nacional do Livro Infantil é uma data que carece de lembrança e incentivo constante, ante uma cultura de crianças que crescem cada vez mais com um celular ou tablet nas mãos para jogos e outras distrações.

Criada em 2002, a data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882. Sua obra mais conhecida é o Sítio do Pica Pau Amarelo.

Trata-se de um instrumento de formação, além proporcionar prazer com base na leitura e na prática da escrita. Diretamente ligada à leitura está a alfabetização, que tem sido um dos maiores desafios da educação durante a pandemia.

E são muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico.

Além desses benefícios, com a leitura exercita-se o cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior a competência (habilidade) na escrita.

Ao ler o indivíduo adquire maior repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos. Para além disso, estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o stress ao mesmo tempo que estimula reflexões.

A leitura deve ser incentivada desde a educação primária. Incentivar os filhos pequenos em casa e criar hábitos são chaves importantes para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Nova aliança entre PROMPERÚ e SKY Airline promoverá viagens ao Peru para turistas brasileiros! ]

É esperado que mais de 24 mil passageiros do Brasil sejam transportados durante a campanha, que será realizada de abril a junho de 2024

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!