Levantamento testa conhecimento de brasileiros sobre o glaucoma

A doença não tem cura e pode levar a cegueira

[Levantamento testa conhecimento de brasileiros sobre o glaucoma]

FOTO: Agência Brasil

Um levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia avaliou o nível de conhecimento de 2,7 mil internautas sobre o glaucoma. Os participantes foram de sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Pernambuco.

A doença crônica é conhecida por provocar lesões no nervo óptico, não tendo cura, podendo causar até a cegueira. A iniciativa faz parte do projeto Um olhar para o glaucoma no Brasil. 

Com a ausência de sintomas mais evidentes, a recomendação é de que se consulte um médico oftalmologista regularmente.  A ação, de caráter preventivo, porém, esbarra em uma consequência da desigualdade social: enquanto 83% dos entrevistados pertencentes à classe A declaram ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano, somente 46% dos entrevistados da classe C mantêm essa mesma frequência. 

A proporção de entrevistados que informaram nunca ter ido a uma consulta com um médico oftalmologista é de 10%, e 25% disseram que vão somente quando sentem incômodo nos olhos. No grupo de pessoas mais jovens, os números continuam preocupantes: 21% relataram nunca ter ido a uma consulta e 10% foram uma única vez na vida. 

Além disso, a automedicação também surgiu na pesquisa como um tópico relevante. Ao todo, 28% dos entrevistados disseram discordar da necessidade de consulta médica para uso de colírios ou que não têm posição formada sobre isso.

Entre os jovens de 18 a 24 anos, quase um terço (32%) afirmou acreditar que esses medicamentos são inofensivos ou preferiram não opinar sobre a necessidade de um médico prescrevê-los corretamente. 


Comentários