Líder da oposição na Câmara encaminha pedido à Moraes para poder visitar Bolsonaro
Deputado Zucco destacou no pedido, a relação político-institucional com ex-presidente

Foto: Reprodução
O deputado federal Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara dos Deputados, protocolou nesta terça-feira (5) uma solicitação formal ao Supremo Tribunal Federal (STF) para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes.
O requerimento, que é endereçado a Moraes, destaca a relação político-institucional entre Zucco e Bolsonaro, que é presidente de honra do Partido Liberal, assim como a amizade pessoal e de longa data entre ambos.
“Além de líder da oposição, sou amigo pessoal do presidente Jair Bolsonaro. Tenho por ele respeito, carinho e admiração. É público e notório o vínculo de lealdade que construímos ao longo dos anos. Em momentos difíceis como este, de evidente constrangimento e sofrimento emocional, a presença de um amigo é essencial, até mesmo em nome da dignidade humana”, destaca o deputado na decisão.
A petição também argumenta que a comunicação direta com Bolsonaro é essencial para que ocorra o funcionamento da oposição no Congresso Nacional, em especial em decorrência das restrições impostas por Moraes, como proibição de uso de celular, redes sociais ou se comunicar com terceiros através de meios eletrônicos.
Zucco pede que seja autorizada de maneira contínua e semanal as visitas, de preferência às terças, quartas ou quintas, que são os dias que o parlamentar segue em Brasília.
Em nota encaminhada à imprensa, Zucco disse que impedir a visita de um amigo e líder político é uma "afronta".
"Impedir a visita de um amigo e líder político em momento tão delicado é uma afronta aos direitos fundamentais, tanto do preso quanto de quem exerce função pública de representação política legítima. Entende o Líder que eventual indeferimento possa fragilizar a separação dos poderes, a intranscendência das penas e se desdobrar em ingerência político-partidária do Judiciário no Congresso Nacional".
Mais cedo, o senador Ciro Nogueira (PP) visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o parlamentar, a visita foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes.