/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Líder do governo diz que população quer a redução do número de parlamentares

Notícias
Política

Líder do governo diz que população quer a redução do número de parlamentares

O assunto está entre as pautas prioritárias a serem discutidas depois do retorno dos parlamentares

Por Juliana Dias
Líder do governo diz que população quer a redução do número de parlamentares
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Major Vitor Hugo (PSL-GO), disse nesta quinta (25), na Câmara dos Deputados, em Brasília, que entre as pautas prioritárias para o retorno dos trabalhos parlamentares está a reforma política. De acordo com ele, um dos temas que deve ser enfrentado é a redução da quantidade de parlamentares, que contaria com apoio popular.

"Me parece que a população brasileira iria aprovar esta questão, já houve aqui no parlamento um número bem menor de deputados e, nos Estados Unidos, por exemplo, são dois senadores por estado. É algo que pode ser discutido", afirmou. Atualmente, o Congresso é composta por 513 deputados e 81 senadores.

Vitor Hugo ainda acredita que dentro das discussões sobre a reforma política está a possibilidade de se acabar com a reeleição, discutir o sistema de representação política no Legislativo (atualmente definida pelo voto proporcional) e otimizar os trabalhos das duas Casas que poderiam, inclusive, revisar os regimentos internos.

"São várias possibilidades de mudanças sempre com a ideia de fazer com que a população se sinta efetivamente representada por seus deputados e senadores", opinou. O líder ressaltou a Frente Parlamentar Mista de Reforma Política, composta por 279 deputados e senadores de diversos partidos que defendem, entre outros pontos, mais autonomia de estados e municípios perante ao governo federal. O que é debatido na revisão do pacto federativo, com a descentralização de recursos da União para Estados e municípios, outra pauta prioritária.

A reforma tributária, por sua vez, conta com quatro possíveis propostas. Duas já tramitam, uma na Câmara outra no Senado, e há previsão de que o governo federal e os governantes estaduais elaborem textos próprios.

"A nossa ideia é fazer com que todas elas interajam em alguma medida e que a gente presenteie o Brasil com um novo sistema tributário, tendo em vista que o nosso sistema é extremamente oneroso, dificulta o desenvolvimento do país, de novos negócios", afirmou.

Sobre a reforma da Previdência (PEC 6/2019), Major Vitor Hugo entende ser possível aprovar o segundo turno dentro do prazo previsto, entre os dias 6 e 7 de agosto para que ela siga para o Senado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102