Líder do PL na Câmara dos deputados não tem interesse em votar na anistia com mudança de texto
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) afirma que a anistia é a única demanda do partido

Foto: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara dos Deputados. Créditos: Câmara dos Deputados/ Wikimedia Commons
Com as alterações previstas na PL anistia, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou não ter interesse em votar na medida. Segundo entrevista do líder do PL na Câmara dos Deputados ao Isto É, o assunto é a única demanda do partido.
“É natural no processo legislativo o texto sofrer alterações. Agora, a anistia é uma demanda do PL. Só que se o relatório apresentar discordâncias sobre o que queremos, nós não temos interesse em votar. Não abriremos mão de que o texto venha estruturado daquilo que queremos”, disse.
De acordo com a avaliação interna, a ideia é que o projeto, que foi elemento de negociação para apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara, seria utilizado para beneficiar o ex-presidente e os demais membros do núcleo da trama golpista após “julgamento político” .
“[A anistia] não era para Bolsonaro, nem por quem está sendo condenado agora. A partir da condenação do presidente, nós também queremos incluí-lo, pois entendemos que o julgamento é político e não jurídico”, concluiu .
Aprovado com urgência no dia 18 de setembro, o debate anterior não tinha o objetivo de votar a anistia “total e irrestrita”, mas alternativas foram debatidas para o avanço da medida.
Uma das alternativas discutidas é focar na dosimetria das penas, sem incluir o perdão das penas e Bolsonaro, de acordo com o relator, o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade- SP). Com articulação de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) junto a ministros do STF e membros do Senado, Sóstenes chamou a atitude do senador como vergonhosa.
“O presidente Davi deveria ter vergonha de falar de que tem um projeto costurado e alinhado com o Supremo Tribunal Federal. A Constituição diz que é prerrogativa do Congresso fazer leis e não de ministros do STF”, pontuou.