Líder do PL usa charge adulterada de Caetano Veloso e é ameaçado de processo
Ilustração de Nando Motta foi modificada e divulgada por Sóstenes Cavalcante para criticar protestos contra o Projeto de Anistia e a PEC da Blindagem

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O deputado federal Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, publicou nas redes sociais uma ilustração que retrata o cantor Caetano Veloso para criticar os protestos contra o Projeto de Anistia e a PEC da Blindagem, realizados no último domingo (21), em diversas cidades do país.
A imagem divulgada pelo parlamentar foi alterada digitalmente. Nela, Caetano aparece com metade do rosto com cabelos longos, como na época do período da ditadura militar, e outra metade retratando os dias atuais.
“Uma imagem vale mais do que mil palavras! Esse é o comunista hipócrita, que gosta de ganhar milhões”, escreveu o deputado ao divulgar a arte em seu perfil.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A ilustração original foi criada em 2022 pelo chargista Nando Motta. A arte original integra o livro Desenhos do Nando, lançado em 2022. Nela, Caetano segura um cartaz com a frase “É preciso estar atento e forte”, referência à canção Divino Maravilhoso, composta por Caetano Veloso e Gilberto Gil e que ganhou projeção na voz de Gal Costa em 1969, durante a ditadura militar.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Na versão compartilhada pelo parlamentar, o cartaz que o cantor segura foi modificado com referências a uma suposta mudança de opinião de Caetano sobre a anistia, com os anos de 1975 e 2025 ilustrados.
A crítica é feita pela oposição, já que em 1979 Caetano foi um dos beneficiados pela Lei da Anistia que permitiu que artistas, intelectuais e ativistas políticos exilados retornassem ao Brasil após anos de repressão da Ditadura Militar.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O advogado Lucas Mourão, representante do desenhista, afirmou que Sóstenes se apropriou de uma obra artística de terceiro, alterou o seu conteúdo e publicou sem qualquer referência.
“Tal conduta viola a liberdade artística e, principalmente, a Lei de Direitos Autorais. Como advogado do chargista violado, vou notificar o deputado o quanto antes para que deixe de praticar o respectivo ato ilícito”, afirmou.
Projeto de Lei Anistia
O Projeto de Lei da Anistia atual tem o intuito de perdoar os crimes de condenados pelos atos do 8 de Janeiro.
Na última quarta-feira (17), parlamentares aprovaram um pedido de urgência para a proposta, com o intuito de tornar mais rápida a análise do texto, indo direto ao plenário.