Lua de sangue poderá ser vista neste fim de semana

Evento durará pouco mais de três horas e acontece no domingo (15)

[Lua de sangue poderá ser vista neste fim de semana]

FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil

Um belo e raro fenômeno chamado de Lua de Sangue deve enfeitar o céu brasileiro na noite deste domingo (15), a partir das 23h27. O evento deverá durar até o início da madrugada de segunda-feira (16).

A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, classificou o fenômeno como "triplamente especial para o Brasil", Além disto, em entrevista à Agência Brasil, ela assegurou que o evento celeste será bem visível de todas as partes do país.

O evento durará pouco mais de três horas, encerrando-se às 2h55. “Mas o ponto máximo, quando a Lua estará completamente coberta pela sombra da Terra será exatamente à 1h11, no horário de Brasília”, afirmou Josina à Agência Brasil.

“A grande vantagem desse eclipse, que chamo de triplo total, é que, além de ser um eclipse total da lua, será totalmente visível em todo o Brasil, de Norte a Sul; de Leste a Oeste. O Brasil inteiro verá o eclipse do início ao fim, em todas suas fases, na sequência penumbral, parcial, total, e depois retornando à parcial e à penumbral”, esclareceu.

“Outra vantagem é que a Lua estará bem alta no céu, longe do horizonte, bem fácil de ser vista. Agora é torcer para que o tempo fique bom e não atrapalhe o espetáculo”, acrescentou.

A astrônoma apontou que o próximo eclipse desse tipo, em que todas as etapas podem ser apreciadas de qualquer região, está previsto para acontecer somente em junho de 2029. “Até lá, teremos vários eclipses parciais”, disse.

Além do Brasil, terão o privilégio de observar a Lua de Sangue triplamente especial os demais países da América do Sul e da América Central. Parte da América do Norte, da Europa e da África também poderão apreciar o fenômeno.

Os eclipses lunares acontecem quando ocorre o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. “Quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso – no caso, a Terra –, ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. Quando totalmente escura, sem nenhuma luminosidade, essa sombra é a umbra; quando recebe luz em alguns pontos, a sombra, um pouco mais clara, é a penumbra", explicou a astrônoma.

“Quando a Lua entra na sombra da penumbra, começa o eclipse penumbral; quando está totalmente na penumbra, é o eclipse penumbral. Quando começa a entrar na umbra, é o eclipse parcial. Quando a lua está totalmente mergulhada na umbra, é o eclipse total, e ela toma uma cor avermelhada belíssima. Por isso é chamada de Lua de Sangue”, detalhou Josina, do Observatório Nacional.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!