Lula anuncia Aloizio Mercadante como próximo presidente do BNDES
Confirmado para o cargo, petista já chefiou ministérios durante os dois primeiros governos de Lula

Foto: Marcelo Camargo/ Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (13), durante evento que marcou o fim dos trabalhos da equipe de transição governamental, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, que o ex-ministro da Educação e da Casa Civil Aloizio Mercadante será o próximo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
"Eu, Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você, sobre boatos de que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato, Aloizio Mercadante será presidente do BNDES", afirmou Lula.
Na campanha de Lula ao Palácio do Planalto, Mercadante foi coordenador do programa de governo petista. Na transição, o ex-ministro coordenou os grupos técnicos de trabalho. Em relação à vida política, Mercadante foi deputado federal por dois mandatos. Em 2003, foi eleito senador por São Paulo, com a maior votação da história até então. No governo federal, foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também chefiou a pasta da Educação por duas vezes; além de exercer o cargo de ministro-chefe da Casa Civil, no segundo governo da presidente Dilma Rousseff (PT).


