Lula busca acordo com Alcolumbre antes de oficializar indicação de Messias ao STF

Informação foi confirmada pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner, nesta quarta (18)

Por Ane Catarine Lima, Emilly Lima
Às

Lula busca acordo com Alcolumbre antes de oficializar indicação de Messias ao STF

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), antes de oficializar a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

A estratégia é costurar um acordo político para garantir a aprovação do nome no Senado. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (18) pelo líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT), em conversa com jornalistas.

Segundo Wagner, Lula já teve uma conversa inicial com Alcolumbre e pretende retomar o diálogo assim que retornar ao Brasil. O presidente chegou à Índia nesta quarta-feira para iniciar uma viagem de oito dias pela Ásia.

“Uma vez combinado com Alcolumbre, Lula vai enviar o nome. Acredito que Jorge Messias tem os votos necessários para ser aprovado no Senado”, afirmou o senador.

Demora para enviar nome ao Senado

Em novembro de 2025, Lula já havia sinalizado que Jorge Messias era seu escolhido para a vaga aberta no STF após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, mas o nome desde então não foi oficialmente enviado ao Senado.

A demora na formalização da indicação estaria relacionada à resistência de parte dos parlamentares. De acordo com Wagner, havia preferência entre senadores, inclusive de Alcolumbre, pelo nome do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Havia uma torcida legítima pelo nome de Rodrigo Pacheco. Mas a escolha de um ministro do Supremo é uma decisão pessoal do presidente”, concluiu.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.