• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula condena revogação de vistos a ministros do STF e diz que ação é 'arbitrária e sem fundamento'

Lula condena revogação de vistos a ministros do STF e diz que ação é 'arbitrária e sem fundamento'

Presidente se solidarizou com magistrados e afirmou que ação fere princípios de soberania e respeito entre as nações

Por Da Redação
Ás

Lula condena revogação de vistos a ministros do STF e diz que ação é 'arbitrária e sem fundamento'

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), classificou a medida do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, de revogar os vistos de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para entrar no país como "arbitrária e completamente sem fundamento".

Por meio de nota divulgada neste sábado (19), Lula se solidarizou com os magistrados. “Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos”, disse. 

Para o presidente, a interferência de um país no sistema Judiciário de outro é "inaceitável" e fere os princípios básicos do respeito e soberania das nações. 

“Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”, concluiu o presidente.

A medida de Rubio foi anunciada na noite dessa sexta-feira (18), por meio das redes sociais. Na publicação, ele afirmou que os vistos do ministro Alexandre de Moraes, "seus aliados e familiares" seriam revogados. 

A ação do secretário norte-americano foi tomada após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser alvo de operação da Polícia Federal e passar a usar tornozeleira eletrônica, além de cumprir uma série de restrições de liberdade impostas pela Suprema Corte. 

"A perseguição política do ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão amplo que não só viola direitos básicos dos brasileiros, como também ultrapassa as fronteiras do Brasil para atingir americanos", escreveu Rubio na plataforma X. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.