Lula divulga ações contra o crime organizado após críticas a megaoperação

Presidente disse a jornalistas que ação no Rio foi uma "matança"

Por Da Redação
Às

Lula divulga ações contra o crime organizado após críticas a megaoperação

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Os perfis oficiais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais divulgaram, nesta terça-feira (4), uma série de ações do governo federal voltadas ao combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas. As publicações foram feitas poucas horas após Lula criticar a megaoperação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que deixou mais de 121 mortos.

Em entrevista a agências internacionais, o presidente afirmou que a decisão judicial autorizava apenas prisões e não o que classificou como uma matança. Segundo Lula, do ponto de vista da quantidade de mortos, algumas pessoas podem considerar a ação um sucesso, mas, do ponto de vista da atuação do Estado, a operação foi desastrosa.

Nas redes sociais, o governo destacou que, nos últimos dois anos, foram retirados 19,8 bilhões de reais de organizações criminosas por meio de apreensões e bloqueios de bens. Também informou que as operações da Polícia Federal aumentaram 80% desde 2022. A Polícia Rodoviária Federal registrou recorde na apreensão de drogas em 2024, com 850 toneladas interceptadas.

As publicações reforçam o esforço do governo Lula em aprovar duas propostas enviadas ao Congresso Nacional: o PL Antifacção e a PEC da Segurança Pública.


LEIA TAMBÉM:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.