Vídeo: Lula diz que megaoperação no Rio gerou "matança" e classifica ação como "desastrosa"
Megaperação deixou 121 pessoas mortas, incluindo quatro policiais, na última terça-feira (28)

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula (PT) defendeu, nesta terça-feira (4), a participação de legistas da Polícia Federal em uma investigação sobre a megaoperação policial contra o trafico de drogas nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 121 pessoas, no último dia 28 de outubro. O gestor ainda afirmou que a operação gerou uma "matança".
"Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve matança", afirmou Lula em entrevista a Associated Press e Reuters, durante visita a Belém (PA).
Segundo Lula, o governo está articulando para que legistas da Polícia Federal integram o processo de investigação sobre as mortes durante a ação policial. O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará uma audiência nesta quarta-feira (5) para avaliar o caso.
"Nós estamos tentando essa investigação. Inclusive estamos tentando ver se é possível os legistas da policia federal participarem do processo de investigação da morte, como é que foi feito, porque tem muitos discursos, tem muita coisa", pontuou Lula.
"Eu acho que é importante a gente verificar em que condições ela [a operação] se deu, porque até agora nós temos uma versão contada pela policia, contada pelo governo do estado e tem gente que quer saber se tudo aquilo aconteceu do jeito que eles falam ou se teve alguma coisa mais delicada na operação", complementou.
Um dia após a megaoperação, o governador do Rio, Claudio Castro (PL), classificou a operação, que resultou na morte de quatro policiais, como "um sucesso". Para Lula, a ação foi "desastrosa".
"O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa", afirmou.
LEIA TAMBÉM:
-> Líderes do Comando Vermelho são presos em megaoperação no Rio de Janeiro
-> Megaoperação no Rio de Janeiro tenta prender 100 integrantes de facção criminosa
-> Imprensa internacional repercute megaoperação no Rio de Janeiro
Confira mais no vídeo abaixo:


