Lula e Zelenski devem conversar por telefone até o fim de fevereiro
Este será o primeiro contato entre os presidentes desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Ucrânia, Volodimir Zelenski, devem se comunicar por telefone até o fim deste mês. O diálogo entre os chefes do Executivo foi acertado durante uma reunião no sábado (18) entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o chanceler ucraniano, Dmitro Kuleba.
Este será o primeiro contato entre Lula e Zelenski desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia. Apesar de ter reconhecido que a Rússia é a principal culpada pelo conflito, o petista também já afirmou que o presidente ucraniano é tão culpado quanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
“Continuo achando que, quando um não quer, dois não brigam. É preciso que queiram paz. Até agora, tenho ouvido muito pouco sobre como encontrar paz para a guerra”, declarou Lula, em entrevista à imprensa no fim de janeiro.
No início deste ano, o Palácio do Planalto chegou a ser consultado sobre a possibilidade de o governo federal enviar munições de tanques de guerra à Ucrânia, porém Lula recusou a proposta por entender que, se aceitasse o pedido, o Brasil estaria participando da guerra, mesmo que de forma indireta.


