Lula embarca com delegação de ministros e mais de 300 empresários para Ásia
Viagem de oito dias à Índia e à Coreia do Sul prioriza tecnologia, comércio e novos mercados para o agro

Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará na próxima segunda-feira (17), à Índia e à Coreia do Sul acompanhado por uma delegação formada por pelo menos dez ministros e mais de 300 empresários. A primeira escala será em Nova Délhi, onde o presidente participa da Cúpula Global sobre Inteligência Artificial, em 19 e 20 de fevereiro.
O Brasil dividirá com o Japão a copresidência de um grupo de trabalho sobre “IA Segura e Confiável”. A programação prevê ainda reunião do Fórum Empresarial Brasil-Índia, com temas como fertilizantes, energia limpa e minerais estratégicos, além de iniciativas na área de defesa e aeroespacial envolvendo a Embraer e a empresa indiana Adani Defense. Também passa a valer acordo que estende de cinco para dez anos a validade de vistos de turismo e negócios entre os dois países.
A segunda etapa ocorrerá em Seul, a partir do dia 22. O governo pretende negociar a abertura do mercado sul-coreano para a carne bovina brasileira, em meio à busca por novos destinos de exportação após a China estabelecer, em dezembro de 2025, cotas que aplicam tarifa de 55% ao volume excedente importado.
Na Coreia do Sul, está prevista a assinatura de um plano de ação para o período de 2026 a 2029, com foco na ampliação das relações bilaterais. A agenda inclui discussões sobre instalação de fábricas de tecnologia e cosméticos no Brasil e parcerias com fornecedores nacionais de matérias-primas. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, integra a missão para tratar de cooperação na produção de medicamentos oncológicos no estado.
Os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, não acompanharão a viagem e permanecerão em Brasília para cumprir compromissos legislativos.


