Lula lidera dois cenários na corrida eleitoral de 2022, aponta Ipec

Ex-presidente tem 20 pontos percentuais a mais que Bolsonaro

Por Da Redação
Ás

Lula lidera dois cenários na corrida eleitoral de 2022, aponta Ipec

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), nesta quarta-feira (22), apontou o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) como primeiro colocado em dois cenários da corrida para a Presidência da República em 2022. Em ambos, o petista fica com mais de 20 pontos percentuais acima do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

Além disso, o ex-presidente apresentou mais intenção de votos do que todos os concorrentes somados na pesquisa. 

Os levantamentos foram feitos de 16 a 20 de setembro, em que 2.002 pessoas em 141 municípios foram entrevistadas. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. 

Primeiro Cenário

Nesse cenário, como Lula apresenta 11 pontos percentuais a mais que a soma de todos os concorrentes, o candidato venceria as eleições no primeiro turno, se fosse hoje.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 48%
Jair Bolsonaro (sem partido): 23%
Ciro Gomes (PDT): 8%
João Doria (PSDB): 3%
Luiz Henrique Mandetta (DEM): 3%
Brancos / Nulos: 10%
Não sabem / Não responderam: 4%

Segundo Cenário 

Já neste, mesmo com a soma acima de todos os concorrentes, Lula estaria no limite da margem de erro para vencer já no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje.

Lula: 45%
Bolsonaro: 22%
Ciro Gomes: 6%
Sergio Moro: 5%
Datena: 3%
João Doria: 2%
Mandetta: 1%
Rodrigo Pacheco: 1%
Alessandro Vieira: 0%
Simone Tebet: 0%
Brancos/nulos: 9%
Não sabe/não respondeu: 5%

Em ambos a ordem das três primeiras posições seguem a mesma, com Lula (PT) em primeiro lugar, seguido de Bolsonaro (sem partido) em segundo, e Ciro Gomes (PDT), em terceiro. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, responsável pelo Ipec, as intenções de voto no ex-presidente são maiores entre pessoas residem no Nordeste (entre 63% e 65%); pessoas com ensino fundamental I (de 52% a 61%) e o ensino fundamental II (varia de 59% para 58%), assim como em pessoas que residem em municípios com até 50 mil habitantes (oscila de 54% para 53%) e os católicos (de 52% para 54%).

Além disso, Lula também tem maior expressividade entre pessoas com menor renda mensal, os números variam de 29% entre quem tem renda familiar mensal acima de 5 salários mínimos para 59% entre quem tem renda familiar até 1 salário mínimo.

Já o atual presidente, Bolsonaro, tem maior expressividade entre os residentes da região Norte/Centro-Oeste (oscila de 28% para 31%); os homens (28%, mesmo percentual da pesquisa anterior); os evangélicos (oscila de 32% para 31%) e pessoas que se autodeclaram brancas (varia de 29% para 28%). Além disso, a intenção de voto também é maior entre pessoas com maior renda mensal, passando de 16% entre quem tem renda até 1 salário mínimo para 40% entre quem tem renda acima de 5 salários mínimos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.