Lula posta cumprimento ao Papa Leão XIV: ' que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco'
Pontífice foi escolhido nesta quinta-feira (8)

Foto: Divulgação | Reprodução/Vatican News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou o Papa Leão XIV, escolhido para suceder o Papa Francisco na liderança da Igreja Católica nesta quinta-feira (8), no segundo dia de conclave. Por meio das redes sociais, Lula desejou que o novo papa dê continuidade ao legado do argentino.
"Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos", disse Lula.
"Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo", completou o presidente.
O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi o escolhido pelos 133 cardeais que participaram do conclave para ser o 267º líder da Igreja Católica Apostólica Romana. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (8), pouco mais de uma hora após o sinal da fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
Leão XIV é o nome escolhido pelo Santo Padre. Ele foi eleito no quarto escrutínio, assim como João Paulo I, em 1978, e Bento XVI, em 2005.
Confira a publicação na íntegra:
Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV.
— Lula (@LulaOficial) May 8, 2025
Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela…
LEIA TAMBÉM:
Prefeito de Salvador, Bruno Reis saúda papa Leão XIV: ‘que siga o legado de Francisco’
Presidente em exercício, Geraldo Alckmin celebra o novo papa Leão XIV; veja repercussão política
Donald Trump parabeniza Papa Leão XIV e diz aguardar 'ansiosamente' o encontro