Lula rebate fala de Trump sobre o Brasil ser um mau parceiro comercial: "O Brasil é bom, só não vai ficar de joelho para o governo americano"
O presidente brasileiro também afirmou que, caso a invasão do Congresso dos Estados Unidos tivesse ocorrido no Brasil, Trump estaria preso

Foto: Ricardo Stuckert / PR | Alan Santos/PR
O presidente Lula (PT) declarou nesta quinta-feira (14) que o Brasil "não vai ficar de joelho" para os Estados Unidos e acusou o presidente norte-americano Donald Trump de mentir ao afirmar que o país é um mau parceiro comercial.
"É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom, só não vai ficar de joelho para o governo americano", afirmou Lula durante um evento em Pernambuco.
Mais cedo, Trump havia dito que o Brasil tem sido um "péssimo parceiro comercial". "O Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas, como vocês sabem, eles nos cobram tarifas altíssimas, muito, muito mais do que nós cobrávamos deles", declarou o presidente norte-americano em conversa com a imprensa na Casa Branca.
Além disso, o republicano chamou o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nas ações que investigam uma suposta tentativa de golpe de estado em 2022 e os atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023, de "execução política".
"O Brasil tem algumas leis muito ruins acontecendo… Quando eles pegam um presidente e eles o colocam na prisão ou estão tentando prendê-lo. Eu conheço esse homem e vou lhe dizer — eu sou bom em avaliar pessoas: acho que ele é um homem honesto. Acho que o que fizeram é uma coisa… Isso é realmente uma execução política que estão tentando fazer com o Bolsonaro", afirmou Trump.
Sobre isso, Lula afirmou que a "democracia está julgando Bolsonaro" e que o norte-americano também seria julgado se a invasão do Congresso dos Estados Unidos tivesse ocorrido no Brasil.
"O que o Trump tem preocupação é que, vocês estão lembrados, o discurso deles é que nem o outro daqui. Que as eleições não eram sérias, que não podiam perder. Ele [Trump] invadiu o Capitólio, morreram cinco pessoas. Eu disse ao presidente Trump: se você morasse no Brasil e tivesse feito o que fez nos EUA aqui também você seria julgado e, se culpado, iria para a cadeia", declarou Lula.
LEIA TAMBÉM:
Ipsos-Ipec: 49% dos brasileiros querem retaliação com tarifas altas aos EUA após tarifaço de Trump
Tarifas de Trump devem impactar 726,7 mil empregos e afetar INSS e FGTS, diz Dieese
Tarifaço de Trump gera confusão e incertezas em contratos de exportação
Tarifaço: Jornal britânico diz que impasse entre EUA e Brasil "pode se agravar facilmente"