• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula recebe presidente de Angola em Brasília para discutir relações comerciais entre os países

Lula recebe presidente de Angola em Brasília para discutir relações comerciais entre os países

Líderes devem assinar acordos e parcerias bilaterais, ainda nesta sexta-feira (23)

Por Da Redação
Ás

Lula recebe presidente de Angola em Brasília para discutir relações comerciais entre os países

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe, nesta sexta-feira (23), em Brasília, o presidente de Angola, João Lourenço. A reunião entre os dois líderes deve tratar sobre as negociações bilaterais entre os países, além de temáticas, envolvendo o combate à fome.

Ambos os líderes, juntos as respectivas delegações, devem assinar acordos comerciais e parcerias entre os dois países. João Lourenço será recebido no Palácio do Planalto, e em seguida, os presidentes devem ir até o Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE), para almoçar.

O encontro ocorre em meio à Semana da África no Brasil e ao segundo diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, que reúne representantes de nações africanas. O líder angolano é o presidente rotativo da União Africana em 2025.

João Lourenço foi recebido separadamente pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), na quinta-feira (22). Além de ter se reunido com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante o encontro com Motta, quando o paraibano lembrou que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em 1975, Lourenço ressaltou a importância do Congresso para as relações bilaterais e defendeu os acordos de cooperação nas áreas de agricultura, pecuária e energia.

Neste ano, Angola completa 50 anos de independência. Alcolumbre elogiou as relações econômicas e de amizade entre Brasil e Angola e afirmou que Lourenço pode contar com o apoio brasileiro. O representante angolano por sua vez agradeceu a recepção brasileira e destacou que o Brasil sempre foi companheiro de Angola.

Brasil em superávit com Angola

Nos primeiros quatro meses de 2025, as exportações brasileiras para a Angola cresceram 28,6%, em relação ao mesmo período do ano passado. O Brasil comprou, cerca de R$ 522,6 milhões em produtos angolanos.

A relação entre Brasil e Angola apresenta superávit, ou seja, o Brasil mais vendeu do que comprou do país africano, nos primeiros quatro meses, o saldo brasileiro ficou em cerca de R$ 569 milhões, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Os produtos que mais se destacam em venda para Angola são itens de ferro e aço, açúcares e melaços, carnes de aves, carne suína, carne bovina, calçados e óleos combustíveis de petróleo. Enquanto o Brasil costuma comprar de Angola, óleos brutos de petróleo e óleos combustíveis de petróleo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.