Lula será o primeiro a discursar na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23), seguido por Donald Trump; veja ordem
Esta será a primeira vez que os presidentes se encontrarão desde que o republicano assumiu o segundo mandato

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23), seguido pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. A Assembleia vai até quinta-feira (25).
Esta será a primeira vez que os presidentes se encontrarão desde que o republicano assumiu o segundo mandato nos EUA. Atualmente, as nações vivem uma crise na relação após a imposição de tarifas de importação aos produtos brasileiros e à defesa de Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentar um golpe de Estado para se manter no poder após as eleições de 2022.
Após a Assembleia-Geral, Brasil, Espanha, Chile, Colômbia e Uruguai vão realizar um evento paralelo à Assembleia para discutir o fortalecimento da democracia, sem a participação dos Estados Unidos.
Discurso na ONU
Desde que começou a tradição da ordem dos discursos, a partir de 1955, o Brasil sempre abre a Assembleia-Geral. Isso não ocorreu apenas em 1983 e 1984. A explicação pelo destaque brasileiro é por uma tradição histórica do diplomata Oswaldo Aranha no início da organização da ONU. Ele presidiu a primeira Assembleia Geral, em 1947, além da segunda Assembleia Ordinária, que ocorreu no mesmo ano.
Já os Estados Unidos falará em seguida por ser o país sede.