Lula tem 19 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno, aponta Datafolha

Ex-presidente tem 47% em intenções de voto; atual chefe do Executivo ocupa a segunda posição, com 28%

[Lula tem 19 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno, aponta Datafolha]

FOTO: Reprodução

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada no início da noite desta quinta-feira (23), apontou um cenário estável na corrida eleitoral deste ano. Segundo o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em intenção de votos com 47% e registra 19 pontos de vantagem sobre o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), no primeiro turno. 

Bolsonaro, por sua vez, aparece com 28% das intenções de voto, seguido à distância por Ciro Gomes (PDT), com 8%. Outros dez candidatos tiveram empate técnico com percentual de 2% para baixo. A partir desta sexta-feira (24), faltarão oficialmente 100 dias para o pleito. 

Para o levantamento, foram ouvidas 2.556 pessoas em 181 cidades nos dias 22 e 23 de junho. A margem de erro da pesquisa, contratada pela Folha e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09088/2022, é de dois pontos para mais ou menos.

No grupo que conta com empate técnico, lidera o deputado André Janones (Avante-MG), com 2%. Já a senadora Simone Tebet (MDB), representante da terceira via no lugar dos nomes considerados Sérgio Moro (UB) e João Doria (PSDB) conta com uma oscilação negativa nas intenções de votos de 2% para 1%.

Além disso, estão na lista do empate técnico ainda Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros). Já Sofia Manzano (PCB), Felipe D'Ávila (Novo), General Santos Cruz (Podemos), Luciano Bivar (UB), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram.

Vantagens

A pesquisa do Datafolha mostra ainda que Lula segue liderando as intenções de voto no Nordeste, segunda região mais populosa com 27% de quem vai às urnas, por 58% a 19%.

Além disso, o ex-presidente tem grande vantagem entre os mais jovens (54% a 24%), menos escolarizados (56% a 22%) e, principalmente, entre os mais pobres.

Já Bolsonaro apresenta um melhor desempenho entre os homens (36%, ante 44% de Lula) e entre aqueles que ganham mais, contando com 44% no grupo com renda mensal de 5 a 10 salários mínimos e 47%, entre os que ganham mais de 10 mínimos.

O atual presidente também mantém força no Centro-Oeste, onde conta com 40% de intenções de voto.


Comentários