Lula vê dificuldade de diálogo com Trump sobre tarifaço: 'Ele não quer conversar'
Presidente brasileiro ainda destacou que Brasil 'é dono do próprio nariz'

Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil | Reprodução/X
O presidente Lula (PT) disse nesta quinta-feira (24) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não deseja conversar sobre a tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros.
Entretanto, Lula disse que se o presidente americano tiver interesse em negociar, o Brasil está pronto para fazê-lo.
"Ele acredita em bruxa? Alguém aqui acredita em bruxa para ter caça às bruxas. Ele mandou uma carta pedindo para pararem de perseguir o Bolsonaro. Um desaforo desrespeitoso com o Brasil e a justiça brasileira", disse Lula.
"Eu fiquei pensando: o que fazer? Ele não quer conversar, se ele quisesse conversar, ele pegava o telefone e me ligava", emendou o presidente brasileiro.
O presidente ainda destacou a boa relação que teve com demais presidentes dos EUA ao longo da história. Lula também criticou o fato de Trump, nas palavras do brasileiro, se achar o "imperador do mundo".
"Eu converso com todo mundo, mas sobretudo com quem quer conversar. Se os EUA quiserem negociar, o Lulinha estará pronto para negociar. Mas desaforo só da Dona Lindu [mãe de Lula], e ela não fazia desaforo", afirmou.
"Se quiserem negociar, nós vamos negociar. Nós temos os melhores negociadores do mundo."
Lula destacou ainda que o Brasil não deseja um "imperador do mundo" porque o país é "dono do próprio nariz".
As declarações do presidente foram feitas em cerimônia de anúncios do Governo Federal no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.