Magic Johnson completa 60 anos e ainda luta contra HIV

Ex-jogador anunciou ser portador da doença quando estava no auge do basquete

[Magic Johnson completa 60 anos e ainda luta contra HIV]

FOTO: Kevork Djansezian/Getty Images

Um dos maiores jogadores da história da NBA, Magic Johnson completa nesta quarta-feira (14), 60 anos de idade. O ídolo do Los Angeles Lakers, divulgou em entrevista coletiva no dia 24 de outubro de 1991, ser portador de HIV, o vírus da imunodeficiência humana, responsável por causar a AIDS. Também na ocasião, o jogador anunciou oficialmente a aposentadoria das quadras, mesmo estando no auge do basquete da época. Magic Johnson foi campeão da NBA em 1980, 1982, 1985, 1987 e 1988, além de ter encerrado a temporada 1990/1991 com médias de 19,4 pontos, 12,5 assistências e sete rebotes em 27,1 minutos por exibição.

Ele ainda chegou a ser convocado para integrar a Seleção Americana nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, e marcou o nome na história da seleção, que ficou conhecida como Time dos sonhos. No entanto, a convivência com problemas no joelho impediram ele ter uma sequência na competição, mas a presença inspirou os portadores da doença. Na passagem pelo país espanhol, Magic Johnson Jr. encarou a Seleção Brasileira de basquete, que tinha como protagonista Oscar Schimdt. A equipe brasileira foi derrotada na fase de grupos pelos americanos por 127 à 83. Apesar da derrota, o Brasil chegou às quartas de final, mas foi derrotado pela Lituânia por 114 a 96. O time dos sonhos por outro lado conquistou a medalha de ouro sem perder um único jogo.

O ex-armador se aposentou em 1996 do basquete. Em 1992, quando deixou o Lakers, Magic teve a camisa de número 32, a qual foi ídolo pela equipe, aposentada. Em 2004, ganhou uma estátua no ginásio Staples Center, local onde o clube de Los Angeles manda os jogos. Na última temporada pela mesma equipe, trabalhou como dirigente, mas em abril deste ano, entregou o cargo depois de ser acusado de estar aliciando jogadores dos demais times.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Luis Fonsi lança

Grandes vozes da música latina mundial compartilham aguardada colaboração

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!