Maia espera que o governo decida ainda nesta terça (19) sobre o adiamento do Enem
De acordo com ele, se o Senado votar o projeto, a Câmara também discutirá a matéria

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, espera que o governo decida ainda nesta terça (19) sobre o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo ele, o assunto foi tratado na semana passada com o presidente Jair Bolsonaro que teria se mostrado "sensível", apesar de não ter apontado uma solução formal ainda. Segundo Rodrigo Maia, se o Senado votar o projeto que permite a suspensão do calendário - como previsto - a Câmara também discutirá a matéria que tem "ampla maioria de apoio".
Rodrigo Maia ainda defendeu que seja sancionado o mais rápido possível o projeto de socorro aos Estados e entende que a reunião com governadores, marcada para esta quinta-feira (21), é um "gesto simbólico importante". De acordo com Maia, como a arrecadação vem caindo desde o final de março, o adiamento pode gerar a necessidade de um novo projeto.
Sobre as eleições, Maia disse que os líderes têm discutido se será mantida a data e que o assunto será tratado com o Tribunal Superior Eleitoral a partir da próxima semana. A ideia original é que, se houver adiamento, não haja prorrogação dos mandatos.