Maio Amarelo: Abramet alerta para riscos do celular ao volante

Cerca de 250 mil motoristas foram flagrados usando o celular no trânsito em 2021, revela a associação

Por Da Redação
Ás

 Maio Amarelo: Abramet alerta para riscos do celular ao volante

Foto: Reprodução

Cerca de 250 mil motoristas foram flagrados usando o celular no trânsito em 2021, conforme um levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), com dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). Diante disso, foi criada a campanha “Toque pela Vida”, no Maio Amarelo, que visa alertar sobre os riscos dessa prática, além de apresentar uma mobilidade saudável e segura.

Como mostra a pesquisa, entre os estados que mais registraram esse tipo de ocorrência, São Paulo lidera com mais de 37%, com 91.362 episódios. Em seguida aparecem Minas Gerais e Goiás, com 30.843 e 16.971 infrações, respectivamente.

A cada hora, 28 condutores negligenciaram a atenção ao volante pelo uso do celular, revela a análise. Esses dados reforçam uma das principais causas de acidentes no Brasil.

“A gente sabe que o telefone celular, durante a condução veicular, aumenta, de forma exponencial, a probabilidade de sofrer acidentes com lesões graves e até óbito”, alerta Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet. Para a elaboração do levantamento, a entidade analisou mais de 30 mil sinistros com mortes e mostrou que as falhas de atenção ao conduzir, pelo uso do telefone celular, foram responsáveis por 14% deles.

“Dirigir utilizando o celular quadruplica a probabilidade de sofrer um sinistro de trânsito e, se você estiver enviando uma mensagem, pode aumentar em até 23 vezes o risco. E esse acidente ocasionado pelo celular é típico caso que não foi acidente. É sinistro de trânsito, porque é passível de prevenção, poderia ter sido evitado”, diz Meira Júnior.

O presidente da Abramet esclarece três tipos de distrações provocadas pelo uso do celular ao volante. “A distração manual, quando você pega o celular, fica segurando, mandando mensagem; a distração visual - você desvia a atenção para o celular quando deveria estar olhando ao redor do carro; e a distração cognitiva - quando o conteúdo da conversa ou da informação pode ocasionar uma alteração emocional e você ser responsável por causar uma tragédia”, acrescenta.

De acordo com a associação, não existe orientação sobre uso seguro do celular ao volante. A prevenção é não usar o aparelho. “A maioria dos smartphones tem hoje tecnologia chamada de modo drive . Você coloca no modo em que se uma pessoa ligar, o aparelho envia uma mensagem automaticamente informando que você está conduzindo o veículo e que, no momento oportuno, vai responder”.

O uso de celular na direção é considerado uma infração grave, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O indivíduo que for flagrado, pode pagar multa de R$ 243,47, além de ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A campanha Toque pela Vida, que terá duração de um ano, tem o objetivo de destacar os riscos do uso do aparelho, além de outros fatores que contribuem para os sinistros nas ruas, como consumo de álcool e drogas, excesso de velocidade, cinto de segurança, capacete, sono, condições do veículo, entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.