• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Maior fundo soberano do mundo ganha 100 bilhões de euros em 2020, mesmo com pandemia

Maior fundo soberano do mundo ganha 100 bilhões de euros em 2020, mesmo com pandemia

Presente no capital de mais de 9.200 empresas, fundo norueguês detém o equivalente a 1,5% da capitalização mundial

Por Da Redação
Ás

Maior fundo soberano do mundo ganha 100 bilhões de euros em 2020, mesmo com pandemia

Foto: Reprodução/GEDAF

O fundo soberano da Noruega, o maior do mundo, somou mais de 100 bilhões de euros em ganhos em 2020, conforme as esperanças geradas pelas vacinas foram superando a turbulência causada pela pandemia da Covid-19. Impulsionado principalmente pelos mercados financeiros, em particular ações de tecnologia como Apple e Amazon, o fundo teve um retorno de 10,9% no ano passado, anunciou nesta quinta-feira (28) o Banco da Noruega, que supervisiona sua gestão.

Inflado por um faturamento total de 1,070 bilhão de coroas (101,5 bilhões de euros), o segundo maior de sua história em números absolutos, seu valor atingiu a soma astronômica de 10,914 bilhões de coroas (1,035 trilhão de euros) no final de dezembro. "Embora a pandemia tenha deixado sua marca em 2020, foi mais um bom ano para o fundo", resumiu seu presidente, o governador do banco central, Øystein Olsen.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou esta semana em US$ 22 trilhões (mais de 17 vezes o valor do fundo soberano norueguês) as perdas que o vírus causará no PIB global entre 2020 e 2025. Se a economia mundial se contraiu 3,5% no ano passado, de acordo com as últimas estimativas do FMI, os mercados de ações, apesar das enormes flutuações, mantiveram-se bem.

Presente no capital de cerca de 9.200 empresas, o fundo norueguês detém o equivalente a 1,5% da capitalização mundial. "As empresas de tecnologia registraram o maior retorno em 2020, com ganhos de 41,9%. Isso se deve, principalmente, à pandemia que gerou um aumento maciço na demanda por produtos on-line para trabalho, educação, comércio e entretenimento", sublinhou o diretor do fundo, Nicolai Tangen.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.