Mais de 10 mil candidaturas são indeferidas pela Justiça Eleitoral

Falta de documentos é o principal motivo

[Mais de 10 mil candidaturas são indeferidas pela Justiça Eleitoral]

FOTO: Reprodução

Com mais da metade dos pedidos de registro de candidaturas julgados pela Justiça Eleitoral até ontem (26), mais de 10 mil postulantes que concorrem ao cargo de vereador, prefeito e vice-prefeito no Brasil tiveram a candidatura indeferida. Mais 112 mil pedidos ainda aguardam o parecer da Justiça. 

Quando somados os falecimentos e as renúncias, esse número supera os 16,5 mil. Mas a maior parte, no entanto, cerca de 10,6 mil, é formada por candidatos que não poderão concorrer porque não atenderam a algum requisito. 

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o principal motivo dos indeferimentos é a "ausência de requisito de registro", com 75,9%. Mas como uma única candidatura pode ser barrada por mais de um motivo, o número supera o de candidatos indeferidos. 

O segundo motivo é a Lei da Ficha Limpa, com 1,2%, no qual políticos são condenados por abuso de poder político e econômicos e ficam inelegíveis por oito anos. Logo depois indeferimento de partido ou coligação (11%), partido invalidado (1,2%), abuso de poder (0,40%), conduta vedada (0,10%), gasto ilícito de recursos (0,10%), compra de voto (0,04%). 


Comentários