Mais de 10 mil migrantes acampam sob ponte na fronteira sul dos EUA

Fronteira com o México registra aumento em travessias não autorizadas

Por Da Redação
Às

Mais de 10 mil migrantes acampam sob ponte na fronteira sul dos EUA

Foto: Reprodução

Mais de 10.000 migrantes, a maioria do Haiti, acampavam debaixo de uma ponte nesta sexta-feira (17) na fronteira sul dos Estados Unidos, uma crise humanitária que desafia o governo de Joe Biden. 

Os migrantes chegaram à cidade de Del Río, Texas, cruzando o Río Grande, entre o México e os Estados Unidos. No início da semana haviam 2.000 pessoas no local, na noite de quinta-feira já tinham 10.500, como informou Bruno Lozano, prefeito desta cidade fronteiriça com a mexicana Ciudad Acuña.

“São principalmente do Haiti e entram ilegalmente (…) Só estão esperando serem detidos pelos guardas fronteiriços” para iniciarem os trâmites de autorização de estadia, explicou em um vídeo publicado no Twitter.

Na sexta, o presidente Joe Biden, disse que espera outras milhares de chegadas. Ele declarou estado de emergência e fechou a ponte ao tráfego.

Nos últimos meses, a região sudoeste da fronteira americana registrou um grande aumento em travessias não autorizadas. O caso não era visto em mais de duas décadas. Mais de 200 mil já pessoas foram detidas ao cruzarem o local em agosto, elevando o total neste ano para mais de 1,5 milhão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário