Mais de 10 mil migrantes acampam sob ponte na fronteira sul dos EUA
Fronteira com o México registra aumento em travessias não autorizadas

Foto: Reprodução
Mais de 10.000 migrantes, a maioria do Haiti, acampavam debaixo de uma ponte nesta sexta-feira (17) na fronteira sul dos Estados Unidos, uma crise humanitária que desafia o governo de Joe Biden.
Os migrantes chegaram à cidade de Del Río, Texas, cruzando o Río Grande, entre o México e os Estados Unidos. No início da semana haviam 2.000 pessoas no local, na noite de quinta-feira já tinham 10.500, como informou Bruno Lozano, prefeito desta cidade fronteiriça com a mexicana Ciudad Acuña.
“São principalmente do Haiti e entram ilegalmente (…) Só estão esperando serem detidos pelos guardas fronteiriços” para iniciarem os trâmites de autorização de estadia, explicou em um vídeo publicado no Twitter.
Na sexta, o presidente Joe Biden, disse que espera outras milhares de chegadas. Ele declarou estado de emergência e fechou a ponte ao tráfego.
Nos últimos meses, a região sudoeste da fronteira americana registrou um grande aumento em travessias não autorizadas. O caso não era visto em mais de duas décadas. Mais de 200 mil já pessoas foram detidas ao cruzarem o local em agosto, elevando o total neste ano para mais de 1,5 milhão.


