• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Mais de 150 estabelecimentos são notificados por uso de canudos plásticos em Salvador

Mais de 150 estabelecimentos são notificados por uso de canudos plásticos em Salvador

Vistoria foi realizada pela CODECON para conferir as substituíções dos canudos plásticos por opções sustentáveis

Por Da Redação
Às

Mais de 150 estabelecimentos são notificados por uso de canudos plásticos em Salvador

Foto: Divulgação/CODECON

Desde o dia 22 de outubro, 155 estabelecimentos, de um total de 347 vistoriados, foram notificados pela Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) pelo descumprimento da lei que proíbe o uso de canudos plásticos não recicláveis em Salvador. 

Durante a ação, equipes vistoriam bares, retaurantes e lanchonetes para verificar se os estabelecimentos realizaram as substituíções dos canudos plásticos por opções sustentáveis. 

A fiscalização tem o objetivo de manter o cumprimento da Lei Municipal nº 9.805/2024, que veta o uso de canudos plásticos não recicláveis na capital baiana, além de se basear no Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1990).

“A ação visa preservar o meio ambiente, combatendo o uso excessivo de plástico. As ações estão sendo intensificadas com duas equipes nas ruas, nos turnos matutino e vespertino, com o objetivo de visitar todos os bairros de Salvador”, afirma Rose Estrela, chefe do Setor de Fiscalização da Codecon.

O diretor-geral da Codecon, Marcelo Carvalho, destaca que a operação tem caráter educativo e orientativo. “Nosso objetivo é conscientizar e orientar. Essa lei tem um papel fundamental na proteção do meio ambiente e na construção de uma cidade mais sustentável. A substituição dos canudos plásticos por alternativas ecológicas é um passo importante para reduzir o impacto ambiental e promover o consumo responsável”, diz.

Após o período educativo, a Codecon poderá aplicar sanções aos estabelecimentos que não se adequarem à legislação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.