• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Mais de 38 mil mulheres são hospitalizadas anualmente por complições causadas por abortos

Mais de 38 mil mulheres são hospitalizadas anualmente por complições causadas por abortos

OMS divulga diretrizes para melhorar segurança em abortos

Por Da Redação
Às

Mais de 38 mil mulheres são hospitalizadas anualmente por complições causadas por abortos

Foto: OMS/Opas

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados na última terça-feira (8), mostram que todos os anos 39 mil mulheres morrem e milhões são hospitalizadas com complicações causadas por abortos inseguros. Com o objetivo de mudar este cenário, a entidade divulgou novas recomendações para cuidados no procedimento.

No total, a publicação reúne 50 recomendações, que seguem evidências científicas atualizadas, abrangendo a prática clínica, a prestação de serviços de saúde e o suporte legal e político para apoiar a atenção ao aborto de qualidade.

A meta é ajudar os Estados-membros a prevenir cerca de 25 milhões de intervenções impróprias, que colocam em risco a saúde e a vida de mulheres e meninas em todo o mundo. A OMS alerta, ainda, que a maioria das mortes por complicações acontece em países de renda baixa e em populações vulneráveis. Segundo o levantamento, 60% estão na África e 30% em países asiáticos.

O diretor para Pesquisa de Saúde Sexual e Reprodutiva, Craig Lissner, afirma que o acesso ao aborto seguro é parte crucial da assistência médica. Ele acrescentou que praticamente todas as mortes e danos causados por abortos inseguros são “totalmente evitáveis”. A agência defende que mulheres e meninas possam acessar serviços de aborto e planejamento familiar quando precisarem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário