• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Três segundos diários de exercícios de resistência aumentam a força muscular, afirma estudo

Três segundos diários de exercícios de resistência aumentam a força muscular, afirma estudo

Segundo o levantamento, apenas um mês de treino foi o suficiente para gerar um ganho de até 12% no bíceps de homens e mulheres

Por Da Redação
Às

Três segundos diários de exercícios de resistência aumentam a força muscular, afirma estudo

Foto: Reprodução

Um novo estudo revelou que apenas três segundos por dia de exercícios de resistência podem elevar a força muscular de uma pessoa. Segundo o levantamento, apenas um mês de treino foi o suficiente para gerar um ganho de até 12% no bíceps de homens e mulheres que levantaram, diariamente, o máximo de peso possível pelo tempo estipulado.

No estudo, publicado em fevereiro pelo Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, cientistas encabeçados por Masatoshi Nakamura, da Universidade de Saúde e Bem-Estar de Niigata Niigata, no Japão, participaram 39 estudantes universitários sedentários, porém saudáveis. Eles também convocaram dez estudantes adicionais, que não treinaram, para servir de grupo de controle.

Por uma semana, os voluntários que se exercitaram foram compilados no laboratório para fazer provas de força e levantamento de peso. Para fazer a análise dos exercícios, foi utilizado um aparelho chamado dinamômetro isocinético, que pode ser empurrado e puxado para cima ou para baixo, com níveis diversos de resistência, permitindo que os pesquisadores controlem os movimentos e o esforço da pessoa que se exercita.

Cada participante fez seu exercício de bíceps por três segundos. Esse treino diário foi repetido com exercícios curtíssimos uma vez por dia, cinco vezes por semana, durante um mês, totalizando 60 segundos de treinamento com pesos. Eles não fizeram outro tipo de exercício.

De acordo com o Ken Nosaka, professor de ciência do exercício e esportes na Universidade Edith Cowan, em Joondalup, Austrália, essas melhoras podem parecer pequenas, mas seriam biologicamente significativas, principalmente para pessoas que nunca nunca treinaram com pesos.

"Muitas pessoas não fazem nenhum treinamento de resistência, e começar com treinos muito curtos pode ser uma maneira eficaz de iniciar um regime de treinamento de força. Toda contração muscular conta e contribui para a construção de força, supondo que você levante um peso próximo ao máximo que você pode suportar e que dure pelo menos três segundos", afirma Nosaka.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário