Pesquisa indica que obesidade aumenta em até quatro vezes risco de morrer pela Covid-19

Ministério da Saúde informou que mais de 4 mil obesos já morreram no Brasil pela doença

[Pesquisa indica que obesidade aumenta em até quatro vezes risco de morrer pela Covid-19]

FOTO: Divulgação

A obesidade é uma fator importante no agravamento da Covid-19 e pode até aumentar em quatro vezes o risco de morte, principalmente em homens e pessoas com menos de 60 anos, segundo pesquisa publicada nesta quarta-feira (12) na revista "Annals of Internal Medicine".

Médicos e cientistas da Califórnia, nos Estados Unidos, analisaram dados de 5.652 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus entre fevereiro e maio deste ano. O risco causado pela obesidade foi ajustado no estudo, com exclusão de anomalias como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, entre outros, assim como dados de mulheres grávidas.

Os resultados indicaram que pacientes obesos tinham até quatro vezes mais chance de morrer em decorrência do vírus, especialmente homens e pessoas com menos de 60 anos com Índice de Massa Corporal (IMC) elevado. A contagem do desfecho de casos foi realizada 21 dias depois do começo da infecção.

"Encontramos uma associação impressionante entre o IMC e o risco de morte entre pacientes com diagnóstico da Covid-19 em um sistema integrado de saúde. Essa associação foi independente das comorbidades relacionadas à obesidade e outros fatores potenciais de confusão dos resultados", detalharam os autores na pesquisa.

Ainda de acordo com os médicos e cientistas, o estudo é importante para que as precauções a mais sejam adotadas e com isso, seja evitado mais riscos contra esse grupo. No Brasil, segundo dados do Ministério de Saúde divulgados na última quarta-feira (12), mais de 4 mil pessoas obesas morreram com a Covid-19 desde o começo da pandemia, quase metade delas com menos de 60 anos, índice mais elevado para a faixa etária entre as comorbidades.


Comentários