Mais de 60% dos alimentos e bebidas da Nestlé não são saudáveis

Dados são de um documento interno da empresa

Por Da Redação
Às

Mais de 60% dos alimentos e bebidas da Nestlé não são saudáveis

Foto: Getty Images

Documentos internos da Nestlé, a maior empresa de alimentos do planeta, mostram que a companhia reconhece que mais de 60% dos alimentos e bebidas que produz não são saudáveis e alguns "nunca serão” mesmo com a renovação da fabricação. Os documentos foram obtidos pelo jornal britânico Financial Times. De acordo com os dados, os alimentos considerados não saudáveis correspondem à metade da receita da multinacional, equivalente a cerca de 93 bilhões de francos suíços (US$ 103 bilhões, ou R$ 537 bilhões). Além disso, segundo a autoridade de saúde da Austrália, 63% dos produtos da Nestlé não alcançam a definição mínima de alimento saudável (3,5 pontos). Segundo o FT, os dados mostraram que só 37% dos alimentos e bebidas da gigante multinacional seriam de fato benéficos à saúde. 

Os documentos mostram ainda que mais de 70% dos produtos alimentícios não atingiu a marca de saudável, nem 96% das bebidas (com exceção do café puro); e nem 99% dos sorvetes e doces da companhia. Entre outros produtos, a Nestlé fabrica o leite condensado Moça, o leite Ninho, Nescafé, a água mineral São Lourenço, produtos Maggi, chocolates KitKat e Milky Bar, Nescau e NesquiK. Água e laticínios feitos pela empresa suíça tiveram melhor pontuação, com 82% das águas e 60% dos laticínios atingindo o limite mínimo para comidas saudáveis.

Responsáveis pela apresentação do documento em slide dizem: “fizemos melhorias significativas em nossos produtos, mas nosso portfólio ainda apresenta desempenho inferior em relação às definições externas de saúde em um cenário onde a pressão regulatória e as demandas do consumidor estão disparando ”.

Segundo o jornal britânico, os dados não incluem comidas para bebês, rações para animais de estimação, café e a divisão de ciências da saúde da gigante, que fabrica alimentos para pessoas com doenças específicas.

A Nestlé disse em um comunicado à Reuters e ao FT que está trabalhando em um "projeto que envolve toda a empresa" para atualizar sua estratégia de nutrição e saúde e está analisando todo o seu portfólio para garantir que seus produtos ajudem a atender às necessidades nutricionais das pessoas".  A empresa suíça disse que reduziu os açúcares e o sódio em seus produtos em cerca de 14 a 15% nos últimos sete anos e que continuará a tornar seus produtos mais saudáveis.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário