Mais de mil empresas são alvo de ataque global de hackers
Ao menos 17 países tiveram empresas afetadas pelo ciberataque

Foto: Reprodução/Bloomberg
Semanas depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, implorou a Vladimir Putin para conter o crime cibernético, uma gangue ligada à Rússia foi acusada de realizar um ataque à cadeia global de suprimentos de software.
Acredita-se que REvil, o grupo culpado pelo ataque de ransomweare de 30 de maio ao gigante dos frigoríficos JBS, seja responsável pelo ciberataque de pelo menos 20 provedores de serviços gerenciados, que fornecem serviços de TI para pequenas e médias empresas. Nisso, mais de mil foram impactadas, e o número ainda deve crescer.
Ransomware é um tipo de ataque no qual os hackers criptografam arquivos de computador e exigem pagamento para desbloqueá-los.
Entre as empresas afetadas, está a Coop, uma das principais redes de supermercados da Suécia, que precisou fechar suas mais de 800 filiais por não conseguir operar as caixas registradoras após a ação dos hackers.
De acordo com o pesquisador da empresa de segurança cibernética ESET, Aryeh Goretsky, até agora o ataque vitimou empresas em 17 países, incluindo Reino Unido, África do Sul, Canadá, Argentina, México e Espanha.