Mais tempo em casa

Confira a coluna desta segunda-feira (20)

[Mais tempo em casa]

FOTO: Divulgação

O confinamento durante a pandemia aumentou as lesões e acidentes domésticos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), durante o período de isolamento social, o número chegou a 30% e a maioria dos casos são entre pessoas acima de 65 anos. Os acidentes são causados por quedas ao realizar tarefas de manutenção doméstica como subir em cadeiras e escadas.

Além disso, a prática de exercícios físicos realizados em casa também colaborou para o aumento de lesões desde o início da pandemia, já que muitas pessoas começaram a realizar atividades físicas em casa, por aplicativos ou aulas online. As lesões mais comuns acontecem nos joelhos, tornozelos, lombar e quadril. As improvisações ao realizar atividades das quais as pessoas não estão acostumados podem ocasionar quedas e causar fraturas, luxações e entorses. 

Especialistas dão dicas para evitar lesões durante as atividades em casa. A primeira é sempre observar a carga e não tentar fazer algo que seu corpo não suporta. É normal sentir um cansaço muscular nos primeiros dias, mas se a dor for muito forte, significa uma lesão, então é necessário suspender exercícios na região lesionada.

A orientação é tentar manter a postura de maneira adequada, não compensar o peso, quando possível fazer em frente a um espelho. As principais regiões em que deve evitar sobrecarregar são pescoço, coluna e joelhos.

A segunda dica é tentar executar com perfeição os exercícios, tendo consciência do próprio corpo e como ele está se posicionando. Caso tenha dificuldade, observe melhor antes de executar. Durante a execução, é preciso observar como os músculos se comportam e se sente uma sobrecarga em algum local do corpo. Caso não sinta nenhuma dor, continue seguindo as orientações.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!